Instituto Nacional de Mergulho Profissional - visita de 25 outubro 2013

Durante a semana de 25 a 30 de outubro de 2013,  participamos de visitas em alguns organismos Institucionais franceses relacionados ao mundo do mergulho. A programação,  organizada por Pierre Passot , para uma equipe de brasileiros nos permitiu, entre outros, conhecer esta estrutura fantástica de formação para os mergulhadores profissionais.
O INPP (Instituto Nacional de Mergulho Profissional) foi criado em 1981. É um organismo Ministerial Frances, cujo objetivo é de participar do desenvolvimento das atividades ligadas ao mergulho profissional, da segurança e da intervenção no meio aquático e hyperbarico, incluindo medicina hyperbarica.
Esq/dir Pierre Passot, Sonia Mara,
Theo Marvrostonos e Carlos Belz 


Possui um conselho administrativo, onde estão representados o Estado, a Coletividade Territorial, os Empregadores e os Trabalhadores. Os recursos financeiros são compostos de receitas próprias ligadas às atividades, de subvenções e de convenções passadas através da União Européia com o estado Frances (diferentes departamentos, ministérios, organismos públicos), para formação de uma profissão interessante e apaixonada.

Os treinamentos para futuros mergulhadores profissionais são feitos por etapas. A primeira é se acostumar com a pressão da água até 60m de profundidade e capacidade de trabalhar com a respiração e o gás nitrogênio. A segunda etapa para profissionais que irão trabalhar a um nível superior a 150m, neste caso, o gás utilizado é o hélio que é o menos perigoso para o corpo. Dispõem também de um atelier de pesquisas, fundamental para o desenvolvimento da profissão. O local possui restaurante e infra estrutura especial, as visitas são bem-vindas e marcadas com bastante atenção,  inclusive escolas de ensino fundamental. Uma maneira de mostrar ao publico infantil as possibilidades profissionais desta atividade tão particular.  
Mariana Veauvey e Sonia Mara 


Pierre Passot fez uma parte de sua formação  profissional neste local, está entre os poucos profissionais que mergulharam acima dos 500 metros de profundidade.  Fomos recebidos, em nossa visita, pelo mergulhador Theo Mavrostonos, que é o recordista mundial em mergulho profundo com 701 m, obtidos em 1990.
Para os curiosos, segue a pagina deste mergulho incrível !!!!!! 
Navio utilizado para pesquisas e treinamentos  







Comentários

Postagens mais visitadas