sobrevivência no MAR


Durante mais de 15 anos, Pierre Passot estudou a sobrevivência no mar. Preocupado com tantas vidas perdidas em naufrágios e acidentes, fez inúmeras pesquisas e praticas sobre o homem e a sua luta para superar os desafios de estar perdido, em algum ponto dos oceanos e mares pelo mundo afora. O objetivo principal de seu trabalho: SALVAR VIDAS.

Durante seus estudos, Pierre Passot  utilizou diferentes equipamentos, sendo ele próprio a “cobaia” tanto na superfície do mar, quanto em profundidade, quando em mergulho.
Suas pesquisas foram apoiadas pelo professor Doutor Dessmond do Hospital de LA TIMONE em Marseille, e pelo professor Doutor Louis Serre do Centro Hospitalar Universitário de Montpellier. (Criador do SAMU – Serviço de Ajuda Medica de Urgências  e SMUR Serviço Móvel de Urgência  e Reanimação). Pierre Passot   estudou e praticou  de forma dinâmica a sobrevivência no mar em varias ocasiões. Uma delas foi  em uma jangada, partindo, sozinho para uma jornada de 71 dias, sem agua potável e nenhuma provisão alimentar.  Passou por  vários pontos do Mediterrâneo e Atlântico. Tendo como parceiros apenas animais marinhos, e os horizontes a descobrir, em condições de vida de naufrago voluntario. Era observado através de um satélite de rastreamento denominado  (Argos). Patrocinado em varias ocasiões pela sociedade Plastimo http://www.societe.com/societe/plastimo-marine-515276061.html

Fonte : Arquivo pessoal de Pierre Passot 2014
Beneficiou- se também da ajuda de rádio amador, como indicativo,  citamos  F6 Maritime mobile-PPM (Pierre Passot Código Marítimo em nome próprio, um modo muito raro).
Pierre Passot tentou construir um pneumático evolutivo,  sua ideia é que depois do feito alcançado por Alain Bombard,  as descobertas e invenções pudessem  mudar completamente as condições de sobrevivência a longo prazo no mar. Ele  estava certo. Alguns anos mais tarde  e muitas outras experiências como esta, os movimentos tomaram forma e a maneira de procurar pelos náufragos,  mudou completamente na França.  


Referencias

Archives départementales du Morbihan, Centre Régional Opérationnel de
Surveillance et de Sauvetage Atlantique . Canot de Pierre Passot, décembre 1983 : procès-verbal, photographies, articles de presse. 1971-1997 dans la page 46
Correspondance, articles de presse (1971-1996).

 Borg, Gerard ; Delfosse, Andre. Du naufrage a la survie : La securite, 293p. Malesherbes, Maury-imprimeur, 1979.

Wikipedia [Em linha]. Disponível em  http://fr.wikipedia.org/wiki/Alain_Bombard [Consultado em 8 novembro 2014]

 

Comentários

Postagens mais visitadas