Pierre Passot é como ele diz, um "homem do mar"!


Hoje, você está convidado a descobrir, o retrato de um entusiasta dos oceanos, de um homem incomum! É Pierre Passot, um homem que passou uma boa parte de sua vida estudando e fazendo a vida subaquática conhecida, muitas vezes excedendo seus limites! Este mergulhador profissional também realizou vários experimentos científicos nas águas.
Fonte arquivo pessoal de Pierre Passot - 2015


trajetória de  Pierre Passot

Nascido em 24 de maio de 1948 em Mâcon, Pierre Passot tornou-se interessado no ambiente subaquático desde sua primeira infância! É por isso que ele se tornou um mergulhador e mergulhador profissional (COMEX, CETRAVIM, INPP e EMCC) de 1971 a 2007, mas também fotógrafo e cinegrafista subaquático. Participou na criação do Festival de imagem subaquática de Antibes, França. Cientista e pesquisador, também foi encarregado da missão marítima do governo francês (1981 a 1985) e conselheiro do Ministro do mar.

Pierre Passot é como ele diz, um "homem do mar"!

Atualmente, detém o recorde mundial de mergulho, 236 horas embaixo d’agua, no Salão Náutico de Paris, utilizando máscara facial COMEX e vestimenta em neoprene molhada, água a 7 graus . Um desempenho estabelecido como Record Mundial que ainda hoje pertence a ele, desde 1983. 
https://www.facebook.com/ongplanetado/videos/record-mundial-de-pierre-passot-236-horas-embaixo-dagua/1397164017067114/
Esta ação , foi objeto de monitorização científica e médica, realizada pelo centro hiperbárico de Paris (médicos SUSBIELLE e BARRE), bem como pela COMEX e pelo serviço médico dos bombeiros de Paris.

Habito, desafiar extremos na natação

Um nadador de elite, Pierre Passot também é internacionalmente conhecido por suas muitas atividades de natação de longa distância: 
https://www.youtube.com/watch?v=NEXd6_1Q2PA

Continente/Córsega em 1 semana

7 travessias do Canal da Mancha

Estreito de Gibraltar em 12 horas

Descida do Danúbio (1000 kms em 11 dias)

Estrasburgo/Rouen pelo canal de la Marne, Marne, em seguida, Sena (com uma barca para quebrar o gelo antes dele...)

Rio Ebro (400 kms)

Rio Rhone duas vezes,  1977 e 2017 https://www.youtube.com/watch?v=Zr632SX9Oc8

Em 2017 aos 69 anos, nadou os 600 kms do Rhone de Genebra até o Porto Saint Louis em Marseille! Uma performance que ele já tinha realizado 40 anos antes! Para além da exploração humana, este desafio visa alertar a população e denunciar a poluição do Rio. Esta ação foi vista no Brasil, por crianças da Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto, na cidade de Curitiba, como parte das atividades do Projeto Escola Mar da nascente ao oceano. 
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/alunos-assistem-a-travessia-de-mergulhador-frances/41607

Uma vida, marcada pela natação em ‘’ Rios ’’, foi o tema de um filme dirigido por Marc Menant , jornalista e escritor francês.

Membro de muitos projetos de pesquisa, com a comunidade cientifica de sua época

Considerado como "filho espiritual" por Alain BOMBARD ("Naufrago voluntario"), participou de muitos programas científicos, incluindo a hipotermia no meio aquático.

Fundador do CERSA (Centro de Estudos e Pesquisas sobre Sobrevivência Aquática) e co-fundador da sociedade OCTARES, foi pesquisador do CERBOM (Centro de Estudos e Pesquisas em Oceanografia e Biologia Médica).

Colaborou em inúmeras experiências submarinas: Néreide, bio-SAT, SARSAT, Immersio com a Marinha Nacional, Comex, bem como a cooperação múltipla com o arquiteto e oceanógrafo Jacques Rougerie , especialista em habitat subaquático.

Em 1982, ele contribuiu com  Rougerie e Henry-Germain DELAUZE (engenheiro, mergulhador e fundador da COMEX) para o estabelecimento do hipocampo subaquático  e Aquabulle em Friuli (Marselha).

Presidente da Associação  IMMERSIO,  criada em 2005 , dando continuidade aos longos anos de trabalho com uma piscina móvel  permitiu a descoberta de mergulho para dezenas de milhares de pessoas, especialmente crianças a partir de 8 anos de idade, na Europa. 
Fonte arquivo pessoal de Pierre Passot - Cite des Sciences Paris 2017 e Festival Mundial de Imagens Submarinas 2017



Um homem apaixonado! 

Pierre Passot pratica a natação com ‘’nadadeiras’’  e mergulha regularmente por mais de 60 anos!
Fonte arquivo pessoal de Pierre Passot 1977 


Ele também tem uma coleção inestimável de peças históricas que conta a história o mergulho a partir de 1850 até os nossos dias. Um verdadeiro apaixonado pelos oceanos, mas acima de tudo,  um ardente defensor da água!
Fonte acervo pessoal do Primeiro  Encontro franco Brasileiro de Imagens Submarinas - Matinhos- PR- Brasil  2012 


"A água é o elemento essencial para preservar, pois sem ela não há vida!" – Pierre Passot      

Atualmente: Presidente da Associação IMMERSIO (França) e Presidente da ONG Associação Planeta d’O em Curitiba e Santa Catarina, (Brasil).
Fonte Banco de imagens da Associação Planeta d'O - Foto de SoniaMar Passot - 2017



Pierre Passot prevê para este ano de 2019, participar do programa "PUREMAR" fundado por Benoît Quémar, de quem é conselheiro. O projeto Puremar é um desafio esportivo e ecológico que visa, em particular, sensibilizar o público sobre a poluição plástica no mar. Este desafio consiste em cruzar nado por revezamento, partindo  da Córsega, passando por Nice ate Mônaco, rebocamdo uma pequena embarcação de pesca de arrasto, e coletando resíduos macro plásticos...www.puremar.org/

Finalmente, suas experiências passadas permitem hoje, que Pierre Passot possua o status de conselheiro técnico e palestrante, participando do  desenvolvimento de  projetos e avaliador de equipamentos de mergulho, desde sua concepção,  para grandes marcas internacionais, de lazer ou profissional,  no campo subaquático. 


Comentários

Postagens mais visitadas