Experiência Subaquatica - Mergulho Profissional


Pierre Passot, Permaneceu embaixo d’água por 10 dias seguidos, durante o Salão Náutico Internacional  de Paris em 1983.  
Exatamente 236 horas em uma piscina de vidro, de 18m cúbicos de água do mar a 3 m de profundidade, com um tempo de superficie de  8 horas por dia em uma bolha de ar a 2m e 20 cm da superfície. 
Este sucesso foi devido à qualidade da preparação do Evento,  dois anos de organização bem como graças à tenacidade deste mergulhador. 
A operação foi patrocinada pelo Ministério do Mar e organizada com o aval do Salão Náutico Internacional de Paris. A água do mar foi transportada pela empresa “Citerniers bretons” empresa esta situada à Roscoff Bretanha, e teve o apoio do “ofício de Turismo». Apoiaram também este evento, a Empresa “Swin Europ” para a filtragem da água e a “Mazura Marine” que forneceu o material para mergulho das marcas “spirotechnique”, material de comunicação fabricado pela Empresa Pomec , a mascara utilizada por Pierre Passot foi da KMB 10 e o relógio J. Bianchi do distribuidor «d’Aquastar».
A alimentação foi preparada por Philippe Ferchat, chef do restaurante CIEL DE PARIS situado na Tour Maine  Montparnasse, sob a direção de Madame Casamitjana, nutricionista dos laboratórios farmacêuticos SERVIER. 
Pierre Passot foi acompanhado diariamente pelo Doutor Georges Susbielle, presidente da Sociedade Francesa de Medicina e Pratica do Trabalho Subaquático, responsável também pelas camaras hyperbaricas de Paris. Acompanhado dos  assistentes  Doutores  Philippe Barré ,  Alain Duvallet e Roque, que se ocuparam do material medico e das retiradas de sangue para analises.  O fisiologista Christian Lemaire  que se ocupou da parte sensorial motora (ergonomia do gesto e o toque).
Assim, Pierre Passot teve a admiração e o respeito do publico deste ano no Salão Náutico Internacional de Paris.  Esta foi também uma enorme contribuição para a medicina do mergulho, pois esta experiência pode ser seguida permanentemente pela equipe medica através dos exames de eletrocardiograma, temperatura central  graças aos eletrodos e a uma sonda retal.  O relatório do Dr. Susbielle será certamente rico de informações  graças ao esforço e a tenacidade deste mergulhador profissinal.

Fonte : Etudes e Sports Sous – Marins, n.67 mar-avr , 1983, p.10

Comentários

Postagens mais visitadas