Hoje, 22 de Abril, Dia Mundial da TERRA.

Carl Seagan declarou uma vez: "Pálido Ponto Azul", no final da década de 70, o homem concluía a primeira parte de sua busca pela exploração do espaço, com a chegada à lua. Vinte anos antes, Yuri Gagárin, orbitava o espaço na Vostok 1 e declarava para o mundo: "A Terra é Azul"! 
Sim, a "terra é azul", porque circundada pelas águas dos oceanos. Mas a terra é, também, o habitat da espécie humana e de tantas outras espécies que sobrevivem com os recursos naturais do planeta que, apesar de 75% de líquido, tem um nome sólido.

Desvende um pouco do nosso planeta, neste vídeo reflexivo e inspirador.


Os pensadores, tentam explicar a magnitude e complexidade do nosso Planeta. Mas o fenômeno da existência ainda é um profundo mistério para a mente humana. A nossa velha e querida terra, paira no universo como um endereço perdido no ocaso, na vastidão das galáxias. Este ponto de referência é mais um endereço no universo, que instiga a mente dos poetas e eleva o coração dos astrônomos e astrofísicos. Como explicar a terra?
Daqui, de onde falo, em minha confortável poltrona, numa cidade paradisíaca brasileira chamada Cabo Frio, fico tentando imaginar, com os olhos e coração de Pierre Passot, o extraordinário mergulhador francês, hoje residindo, também no Brasil, que caminhou da terra para o mar, vestindo as instigantes e curiosas roupas de escafandro para explorar e trabalhar no fundo dos oceanos! Décadas de dedicação ao mar, o fez ver que, a superfície terrestre, tanto quanto os oceanos, precisam de atenção e cuidado do ser humano, afinal, somos uma espécie profundamente predadora do ambiente marinho e terrestre.

Instituída no ano 2000, por uma comissão independente, a carta da Terra é um documento importante e fundamental para a reflexão do nosso papel no Planeta. 

http://www.cartadaterrabrasil.com.br/prt/index.html entenda os princípios que inspiram a humanidade a lutar pela mais nobre de todas as causas: A preservação da vida, do meio ambiente. A preservação da TERA!

"A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem atingidas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais, não a ter mais. Temos o conhecimento e a tecnologia necessários para abastecer a todos e reduzir nossos impactos ao meio ambiente. O surgimento de uma sociedade civil global está criando novas oportunidades para construir um mundo democrático e humano." trecho retirado da CARTA DA TERRA. 

Comentários

Postagens mais visitadas